Chuva de 22,5mm volta a alagar pontos no Centro de Quixadá.

Uma chuva de pouco mais de 20 minutos foi o suficiente para voltar a alagar ruas e avenidas no entorno do terminal rodoviário de Quixadá. Trechos da Rua José Enéas de Lima ficaram intransitáveis, como costuma ocorrer do inverno. A água também se acumulou em excesso no cruzamento da Avenida José Caetano com a Rui Maia, causando novamente preocupação para os moradores, mesmo sendo apenas as precipitaçõesda pré-estação.

No intervalo das 7h da terça-feira para as 7h desta quarta-feira a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) havia registrado chuvas em 64 municípioscearenses. Em cinco deles as precipitações foram acima dos 80 mm. A maior foi em em Ubajara, com 102 mm, seguida de Ipueiras, 100 mm; Ibiapina com 96 mm, Santa Quitéria e Tianguá com 86 mm.

No Sertão Central, no mesmo período choveu apenas em Boa Viagem, 7 mme Pedra Branca, 5,8 mm. A chuva datarde desta quarta-feira será apontada pela Funceme somente no início da manhã da quinta-feira. Todavia, a reportagem do Diário do Nordeste seguiu até os postos pluviométricos oficiais instalados na cidade e constatou 22,5 mm no extinto Centro Vocacional Tecnológico (CVT) na Feclesc, no bairro Planalto Universitário, e apenas 2,6 mm no posto do Açude Cedro.

A previsão da Funceme para a quinta-feira (6) é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões cearenses. Esse quadro meteorológico é provocado no Ceará por causa da presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) próximo à costa leste do Nordeste. No sul do Nordeste brasileiro, observa-se a presença de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), uma banda de nebulosidade e precipitação com orientação noroeste-sudeste, que se estende desde o sul e leste da Amazônia até o sudoeste do Oceano Atlântico Sul, explica o meteorologista e supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz.

Por: Sertão Alerta.

Compartilhe esta publicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *