O presidente do Congresso Nacional, Senador Eunício Oliveira e o governador do Ceará, Camilo Santana, estiveram reunidos na quarta-feira (17), e comemoraram a assinatura do contrato de financiamento entre o Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) de US$ 70 milhões, cerca de R$ 260 milhões.

A liberação desse recurso junto à equipe econômica do governo e aprovação no Senado contou com articulação de Eunício e irá viabilizar o Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado do Ceará – PROFISCO II/CE. 

Ainda nesta quarta-feira, Eunicio e Camilo cumprem agenda de reuniões com ministros em Brasília. Daqui a pouco eles se reúnem com o ministro da Segurança, Raul Jungmann. À tarde eles terão encontro com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi; com o ministro dos Transportes, Valter Casimiro Silveira; com o ministro do Planejamento, Esteves Colgano e com o presidente da Caixa Economico, Nelson de Souza.

Dando sequência às reuniões em Brasília, o presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira e governador do Ceará, Camilo Santana, estiveram com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann que confirmou a instalação do primeiro Centro Regional Integrado de Inteligência em Fortaleza.

De acordo com o ministro, o equipamento é fundamental para o enfrentamento da criminalidade no Nordeste e terá seu processo de instalação iniciado após o período eleitoral. 

O ministro informou que a Medida Provisória 840/18, que está na pauta para ser votada pelo Congresso, viabiliza a criação do Ministério da Segurança Pública, o funcionamento do Centro Integrado de Segurança em Fortaleza, a execução do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) como também assegura recursos para a construção de dois presídios no Ceará, demanda também apresentada por Eunício e pelo governador Camilo Santana.

“Para que de imediato, nós aprovando essa Medida Provisória, hoje ainda, e aprovando também os PLNs a gente possa dar uma resposta a essa questão da liberação dos recursos para construção dos presídios e esvaziamento das cadeias públicas e a instalação do primeiro Centro Regional de Inteligência no Ceará para a gente combater essa questão da violência”, disse Eunício ao agradecer a iniciativa do ministro.

Também participaram da reunião o deputado estadual, Danniel Oliveira e o chefe de gabinete do Governo do Ceará, Élcio Batista.

Por: Amaury Alencar.
Compartilhe esta publicação