Nesta quinta-feira (21) a equipe do SAAE de Quixeramobim juntamente com o prefeito Cirilo Pimenta estiveram na estação de tratamento, recebendo uma carreta com um dos principais produtos utilizados no processo de tratamento da água, Sulfato de Alumínio- Al2(SO4)3. Este produto após passar por outros processos químicos e físicos tem o objetivo de retirar todas as impurezas da água bruta, tornando-a livre de resíduos sólidos após a filtração.

É de suma importância o controle de qualidade da água, visto que impacta diretamente na saúde e qualidade de vida das pessoas. O Presidente do SAAE, João Victor, vem cuidado para que todas as estações de tratamento de Quixeramobim funcionem corretamente para que não haja problemas na qualidade da água.

Sulfato de Alumínio- Al2(SO4)3

É um sal utilizado em estações de tratamento de água. Quando em contato com a água ele dissolve e sofre o processo de dissociação. 

O sulfato de alumínio apresenta a característica de aderir-se às impurezas sólidas em suspensão presentes na água, facilitando com que o processo de decantação seja realizado com mais agilidade e eficácia.

Tratamento de água: conheça quais são as etapas

  • Coagulação

É a etapa inicial do tratamento da água, quando ocorre a adição de sulfato de alumínio.

  • Floculação

Aqui as partículas sólidas unem-se em flocos maiores, para facilitar o processo seguinte de decantação.

  • Clarificação

Depois de se agruparem em flocos maiores, eles se acumulam no fundo do decantador. É aqui, que se inicia a coleta superficial da água.

  • Filtração

É na filtração que a água passa por filtros compostos por camadas de antracito, areia e pedras de diversos tamanhos. Aqui, as pequenas impurezas ficam retidas.

  • Desinfecção

Neste passo, ocorre a aplicação de cloro gás, hipoclorito de sódio ou outro produto adequado para a eliminação de micro-organismos causadores de doenças.

  • Fluoretação

Por fim, também é aplicado flúor, que irá atuar na prevenção de cáries.

Depois de tratada, a água está pronta para ser distribuída à população, com segurança e qualidade.

👍Nos acompanhe pelas Redes Sociais.
INSTAGRAM:
https://www.instagram.com/cearaalerta_oficial?r=nametag
FACEBOOK:
https://www.facebook.com/Quixeramobimalerta/
YOUTUBE:
https://www.youtube.com/channel/UCyrL1CH9pL4VevySKReSfV

Compartilhe esta publicação