Será entregue no próximo sábado (25) a comenda Mestre Piauí. O evento acontecerá no Complexo Alvorada, às 10h30min. Durante o evento também acontecerá o 1° Encontro do Eusébio Classic Cara do Sertão Central.

A entrega da Comenda Mestre Piauí, se deu graças a um decreto do legislativo N° 039/2019, apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal de Quixeramobim, o vereador Idelbrando Rocha.

Conheça um pouco sobre o Mestre Piauí

Um dos mais queridos e respeitados mestres da cultura do Ceará, Antonio Batista da Silva, o Mestre Piauí, 79 anos, faleceu no dia 18 de março de 2019 em Quixeramobim.

Ele estava sob cuidados médicos no Hospital Municipal Dr. Pontes Neto, em tratamento de um câncer.

Mestre Piauí teve o seu trabalho como brincante de Boi de Reisado, reconhecido oficialmente em 2005, quando a Secretaria de Cultura de Quixeramobim realizou a sua inscrição no edital Mestres da Cultura. Ele recebeu o título de Mestre da Cultura Popular Tradicional, do Governo do Estado, no mesmo ano.

Mestre Piauí, nasceu em Quixeramobim, no dia 15 de setembro de 1939. Desde criança residia no bairro Maravilha, onde ganhou o apelido de Piauí pela ajuda aos tropeiros, condutores de gado que rumavam pra bandas do Piauí ou delas voltavam trazendo boiadas. Ainda rapaz passou a frequentar os ensaios da brincadeira de boi que era feita pelo mestre Antonio Maria Águeda, até integrar-se no grupo de folguedo. De brincante no grupo passou a mestre, principal condutor da brincadeira. Ganhou fama como brincante e o reconhecimento da comunidade, tornando-se referência cultural da região.

Confira a programação

📌 Fique ligado as nossas redes sociais, acesse os links abaixo 👇 👇

👍 Siga-nos no Instagram.
https://www.instagram.com/quixeramobim_alerta/

👍 Curta nossa Página no Facebook.
https://www.facebook.com/Quixeramobimalerta/

👋 Participe do nosso Grupo no Facebook.
https://www.facebook.com/groups/399305307167448/

Compartilhe esta publicação