Na noite de ontem (25), às 21h44, a terra voltou a tremer no município cearense de Quixeramobim, desta vez de magnitude preliminar 3.0. Segundo informações, o evento foi sentido nas localidades de Fogareiro, São Joaquim, Boa Viagem, Domingos da Costa, Bom Socorro, Sussuarana, Agrovila de Passagem, Carnaubinha, Veneza (do distrito de Manituba), Poço Cercado (do distrito de Damião Carneiro) e o povoado de Pau Ferro (próximo à Quieto).

A região vem apresentando intensa atividade sísmica desde a madrugada da última quarta-feira (24), onde ocorreram 102 tremores apenas no período entre 0h e 9h.

Todo o monitoramento da região se deve através da instalação de 5 redes sismográficas na região que têm como intuito analisar com maior precisão os eventos sísmicos que vêm ocorrendo por lá desde o início do ano.

As Defesas Civis do estado e dos municípios da região já estão cientes dos ocorridos e forneceram informações para averiguação. Em parceria com a Rede Sismográfica Brasileira, o Laboratório Sismológico da UFRN permanece monitorando e divulgando todo o trabalho feito na região de Quixeramobim, como também nas demais localidades da região Nordeste.

Barulho forte

Moradores da região relataram ter ouvido estrondos na zona urbana dos municípios. O agricultor Ervaldo Galdino Medeiros, 44, que reside em Boa Viagem, está entre as pessoas que escutaram o barulho. “Foi um estrondo muito forte e durou alguns segundos, que deixa sem saber o que fazer”, descreve.

Já na comunidade de Bom Socorro, zona rural de Boa Viagem, o barulho foi acompanhado do tremor. É o que afirma a moradora identificada como Rosiany. “Não sei dizer o tempo que durou, mas deixou agente preocupado e bastante apavorado”, disse.

Compartilhe esta publicação